Características e recomendações nutricionais na infância

Uma alimentação equilibrada, composta por cereais integrais, frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, aves, peixes, lácteos, castanhas, feijões e óleos vegetais, é essencial para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças. Porém, ao longo da infância, as características de cada faixa etária exigem necessidades específicas.

A Organização Mundial da Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, com alimentação complementar ao aleitamento até os 2 anos de idade – com recomendações individualizadas. A partir desta idade, há recomendações nutricionais infantis diferentes para duas faixas etárias: pré-escolar (2 a 6 anos) e escolar (7 a 10 anos). A alimentação nestas fases tem papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento adequados, o que refletirá na saúde na adolescência e na vida adulta.

Veja abaixo:

infográfico 2 a 6 anos infográfico 7 a 10 anos

Os nutrientes sinalizados são aqueles especialmente importantes para o crescimento, desenvolvimento e defesa nessas fases tão peculiares da vida. Porém, todos os nutrientes (sejam macronutrientes, vitaminas, minerais e compostos bioativos) são necessários diariamente em quantidades adequadas, para que o corpo funcione da melhor maneira possível e a criança possa alcançar todo o seu potencial físico e mental. Sendo assim, é primordial que as crianças se alimentem de maneira variada e equilibrada, o que pode contribuir com a manutenção da saúde ao longo de toda a vida.

Referências bibliográficas
1. Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements. Washington: National Academy of Sciences, 2006.
2. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola/Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 3a. ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.
3. USDA: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. 2013.4. Vitolo MR. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. Ed Rubio, 2008.

Compre on-line agora!

© 2017. Todos os Direitos Reservados. Produto sujeito à disponibilidade nas praças comercializadas.

Inkuba