Alimentação equilibrada na fase escolar - 4 grupos de alimentos para incluírem no dia a dia das crianças.
A fase escolar começa a partir dos 6 anos, com uma criança mais consciente de si e do ambiente em que vive. O crescimento físico continua de forma acelerada, e o desenvolvimento cognitivo trará grandes descobertas.
É quando seu pequeno conquista um olhar atento a tudo que acontece e se torna uma criança mais observadora e curiosa. Ainda, é facilmente influenciado pelos hábitos da família, inclusive os alimentares, e uma dica valiosa é tornar-se um exemplo para eles.
Que tal começar incentivando uma alimentação nutricionalmente equilibrada? Um convite para participarem das preparações das refeições e conhecer os alimentos pode ser um ótimo começo.
Além disso, é um período de crescimento e demanda calórica elevados, e a fome da criança parece não acabar! Você vai ouvir inúmeras vezes a frase “estou com fome”, já que o metabolismo é intenso e o corpo precisa de uma alimentação saudável e completa para realizar as atividades diárias.
Logo, optar por uma alimentação colorida e variada é uma excelente maneira de garantir os nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento, principalmente na fase escolar.
Conheça 4 grupos de alimentos essenciais nessa nova etapa e que não podem faltar no cardápio das crianças:
- Cereais, pães, massas – são fontes de macro e micronutrientes, como carboidratos e vitaminas do complexo B, respectivamente. Importantes para fornecerem energia para o dia a dia das crianças, e ainda você pode buscar opções integrais destes alimentos, por ofertarem mais fibras - que ajudam no bom funcionamento do intestino;
- Leite e derivados são fontes de cálcio, mineral necessário ao fortalecimento de ossos e dentes.
- Carnes, ovos e peixes fornecem proteína, indispensável na construção muscular, e são fontes de ferro, zinco, e vitamina D, necessários ao cuidado da imunidade.
- Frutas, verduras e legumes - combinação perfeita de micronutrientes, antioxidantes e fibras, que são importantes para evitar deficiências nutricionais, auxiliar no funcionamento intestinal e prevenir doenças.
Acima de tudo, os alimentos, além de contribuir com aporte adequado de nutrientes, tem importante papel emocional e de socialização, especialmente para as crianças. Por isso, esteja sempre atento ao que eles comem e procurem fazer desses momentos, momentos saudáveis e, especialmente, prazerosos.
Referências Bibliográficas
As pessoas também leem
Promover refeições balanceadas é, sem dúvida, uma das formas mais importantes de cuidar da saúde do seu filho.
Envolver os pequenos na preparação das receitas é super importante para o seu desenvolvimento.