Dicas para ajudar seu filho a construir umaboa relação com a comida
Ajudar na construção dos hábitos alimentares do seu filho é uma tarefa de grande responsabilidade e cuidado. Principalmente em momentos de experimentação, onde é comum que os pequenos recusem alimentos sem nunca ter experimentado, apenas pelo olhar.
Hábitos construídos na infância tendem a se estender até a vida adulta, apesar das transições e diferenças de cada idade. Assim, separamos alguns conselhos que podem te ajudar nesta missão.
Primeiro é importante entender que alimentar-se é um ato complexo, que vai além de sentar-se à mesa e comer. É um processo que envolve coordenação motora e cognitiva, no qual a criança vai interagir com o alimento, cheirá-lo, tocá-lo e prová-lo para aí sim decidir se vai aceitar experimentar.
Então, é importante lembrar que as crianças são muito observadoras, e refletem em seu comportamento o que percebem ao seu redor. Não podemos esperar que os filhos aceitem com facilidade alimentos que eles não observam no prato da mãe e do pai, o que é uma excelente oportunidade para pensarmos em melhorar a alimentação de toda família.
Outra proposta interessante é mesclar alimentos de difícil aceitação com alimentos que já são comuns ao prato da criança. Por exemplo um arroz com brócolis ou feijão com cenoura.
Ainda, você pode colocar as crianças para ajudarem na preparação dos alimentos. Ao participarem desses momentos, as crianças se aproximam da comida e aumenta a vontade de experimentá-la. No momento de cozinhar, aproveite para estimular o apetite, montando pratos divertidos e coloridos que instigam a curiosidade e fazem com que as crianças provem alimentos diferentes.
Por fim, é importante compreender que as crianças também possuem gostos e vontades, então é normal que elas não gostem de alguns alimentos. Os adultos possuem preferências alimentares e com os pequenos não é diferente. Evite forçar o consumo de alimentos que já foram apresentados de diferentes formas, com diferentes temperos. O importante é a construção de uma alimentação variada e colorida, que passa pelo consumo de todos os grupos alimentares.
Referências Bibliográficas
As pessoas também leem
4 grupos de alimentos para incluírem no dia a dia das crianças.
Promover refeições balanceadas é, sem dúvida, uma das formas mais importantes de cuidar da saúde do seu filho.